
Agora, tanto Dilma quanto Serra na luta contra a ditadura militar e na ligação com as esquerdas, passando pela ligação histórica de Plínio de Arruda Sampaio até o vinculo de Marina Silva com os movimentos sociais ambientais, não há nenhum candidato de visibilidade que formou sua trajetória política pela direita. O que inevitavelmente cria problemas mais à direita que à esquerda.
O candidato das elites (pensando direita como manutenção do establishment e a ligação com a ortodoxia econômica do capitalismo, desvinculado dos processos de vinculo político do Estado com a igualdade), quem agrupa esta bandeira seria José Serra. Paulistanos e paulistas de carteirinha, os bem sucedidos bandeirantes que construíram o empreendedorismo tupiniquim (seja lá o que isso quer dizer) os freqüentadores dos cafés e bares transados da avenida Paulista, dos Jardins e da Faria Lima, os bem postados fazendeiros de Ribeirão Preto e os latifundiários do nordeste, norte e centro-oeste, os detentores da tecnologia transgênica da soja são a base de apoio de José Serra. Não que Dilma, ou até mesmo Marina representem a estes a ameaça que outrora se vislumbrava. Nisso até hoje podemos encontrar dissidências. Os empreiteiros estão muito bem obrigado na administração petista. Mas, grosso modo, essas figuras sociais estão ligadas ao PSDB e DEM, tradicionalmente.

Enfim, se a resposta de Lula (programas sociais para os pobres e economia ortodoxa para os ricos) tem dado frutos positivos basicamente porque há dois brasis em um Brasil, este é o problema de José Serra. Na leitura do prof. Reginaldo Moraes, quando Serra diz que vai manter a bolsa família, a esperança ou expectativa dos ricos é que esteja mentindo, porque execram esses programas, chamam-no de sustentáculo da preguiça, da miséria ou coisa assim. Mas, não sentem firmeza nas palavras de Serra. Acrescento que também não sentem firmeza nas opiniões de Serra, um ex-estruturalista, a respeito da política econômica. Estão com Serra, mas não sabem até que ponto Serra está com eles.

Nenhum comentário:
Postar um comentário