Download das Publicações

.
1. DISSERTAÇÃO de MESTRADO apresentada à UNICAMP Dpto Ciência Política

Como citar este trabalho:
VITAGLIANO, Luís Fernando. A CEPAL no fim do milênio: a resposta aos programas de ajustes neoliberais. Dissertação de Mestrado: Campinas/Unicamp, setembro/2004.

Resumo: A CEPAL (Comissão Econômica para a América Latina) é o objeto deste estudo exploratório. Serão dois momentos distintos aqui apresentados e tratados: os trinta anos gloriosos do desenvolvimento latino-americano, de 1950 a 1980 - que aparecerão aqui na discussão da "velha CEPAL"; e, depois de 1980, na crise do desenvolvimento latino-americano, quando o neoliberalismo toma a pauta de recomendações e é definido como princípio preponderante para os países em desenvolvimento - a CEPAL aparece nesta fase como a "nova CEPAL". Qual o contraste existe entre a "nova CEPAL" e a "velha CEPAL"? O que provocou a ruptura? Quais as diferenças entre um e outro cenário político e econômico? Como a CEPAL reage em relação às recomendações políticas neoliberais? Estas são algumas das perguntas que abordaremos no desenrolar deste trabalho. Os principais temas da pesquisa giram em torno de dois aspectos: o papel reservado ao Estado nos diferentes momentos históricos de um lado e as teorias do desenvolvimento de outro. Qual então o papel que a CEPAL apresenta ao Estado no final século XX e início do século XXI? Em que medida ele se contrasta com o papel atribuído ao Estado no final dos anos quarenta e início dos anos cinqüenta? As mesmas perguntas cabem às concepções a respeito do desenvolvimento econômico: Quais as novas estratégias para o desenvolvimento da América Latina e em que medida se contrastam com as antigas? As perguntas de fundo que nos levam a este estudo, porém, são mais complexas e indecifráveis: Qual a relação entre idéias e fatos? Em que medida os fatos fazem mudar as idéias? Em que medida as idéias interferem na ação humana?

DOWNLOAD MESTRADO NA ÍNTEGRA


2. INFOME FINAL por ocasião do Premio Jovem Investigador CLACSO

Como citar este trabalho:
VITAGLIANO, Luís Fernando. "Elites empresariais e a ALCA no Brasil: um esboço de interpretação sociológica". Informe final del concurso: ALCA, procesos de dominación y alternativas de integración regional. Programa Regional de Becas CLACSO, 2005. Disponível em: http://bibliotecavirtual.clacso.org.ar/ar/libros/becas/2005/alcajov/vitag.pdf, Acesso: 21/09/2010.

Resumo:
(em breve!)



Download do Trabalho completo



3. ARTIGO na REVISTA BRASILEIRA DE QUALIDADE DE VIDA

Como citar este trabalho:
ALMEIDA, Marco Antonio Bettine de; VITAGLIANO, Luís Fernando. "Patologias sociais e a qualidade de vida na sociedade moderna". Revista Brasileira de Qualidade de Vida, Ponta Grossa, v. 1, n. 2, p. 1-7, jul./dez. 2009.

Resumo: Este artigo tem como objetivo estudar alguns elementos das patologias sociais, relacionando-os aos modos de vida na sociedade moderna, principalmente sobre a ótica do trabalho. Discute-se a questão do tempo, da racionalização como mecanismos que tendem a gerar as fadigas dentro do mundo do trabalho e da vida. A força do mundo do trabalho acaba por integrar o modelo de vida em todas as esferas sociais, provocando uma racionalização nos momentos de não trabalho. Estes mecanismos geram mais stress e fortalecem as patologias sociais. Para sair deste processo autofágico propõem-se a utilização do esporte como aliviador dos sintomas relacionados aos Transtornos Mentais Comuns como possibilidade de atuação imediata neste problema social concreto.