terça-feira, 28 de setembro de 2010

Atividade aos alunos de SOCIOLOGIA...

Peço mais uma vez licença aos leitores deste blog. Mas, preciso de espaço para colocar on-line algumas informações e endereços eletrônicos que ajudariam os alunos de sociologia a navegar pela internet de modo a encontrar rapidamente alguns documentos que vão servir de base para a atividade de hoje em sala. (Os alunos que se interessarem por aprofundar o conhecimento sobre o assunto vão encontra um mapa rápido das fontes de informação que ajudaram a preparar a atividade de hoje)...

- Prometo aos leitores do blog que quando o tempo e paciência me permitirem, vou preparar um blog próprio ou uma página em específico para os alunos dos curso -

Vamos à ATIVIDADE

Proposta de LEITURA:

1. MARX, "O TRABALHO ALIENADO" em Manuscritos Econômico-Filosóficos
2. MARX, Capitulo XXIV de: O CAPITAL "A Acumulação Primitiva" (cuidado, tradução em portugues de Portugal)
3. SWIFT, Jonathan. "Modesta Proposta", 1749.

Além disso foram citadas:
4. Reportagem da BBC sobre a fome no mundo em 2009
5. Relatório da FAO (Organização Mundial da Agricultura - sigla em inglês) sobre o diagnóstico atual da fome: “O Estado Mundial da Agricultura e da Alimentação”, 2009.

Com base nos textos citados, responder:

FOME no sentido técnico pode ter duas definições: 1) Clássica: falta de alimentos; 2) Sofisticada: falta de nutrientes que permitam o desenvolvimento das funções biológicas. Ou seja, mesmo que em alguns casos os alimentos existam, a ausência de uma dieta minimamente balanceada não permite que, principalmente crianças idade de desenvolvimento, consigam suprir suas necessidades alimentares.

1) Discuta, se produzimos mais alimentos que a quantidade razoável de nutrientes por pessoas no mundo, então porque há tanta “FOME”?

2) Associe a discussão aos textos de MARX: Cap. XXIV d’O CAPITAL: “A acumulação primitiva” e; dos Manuscritos Econômico-filosóficos: “O Trabalho Alienado”. Como o Marxismo responde à questão da produção e distribuição dos meios sociais de provento da vida humana?
O trabalho parte da "Modesta Proposta" de Swift, que ironicamente defende: se não cuidamos das crianças pobres, porque não utiliza-las como alimentos já que, com parte da renda, as próprias famílias pobres provedoras dos rebentos podem se sustentar? Swift, autor de clássicos como "As viagens de Gulliver", é contemporâneo de MALTHUS (breve ensaio para quem quiser se atualizar), autor da famosa tese sobre o crescimento populacional versus o crescimento dos alimentos. Enquanto a população cresce em progressão geométrica, a produção de alimentos cresce em progressão aritimética - o que levaria cada vez mais às restrições alimentares. A tecnologia e o desenvolvimento alimentar provaram que MALTHUS estava ERRADO e SWIFT, mostrando que a miséria não é uma questão de trabalho ou racionalidade econômica estava CERTO. O desafio é usar o MARXISMO para mostrar "POR QUE?".

Nenhum comentário: