sábado, 10 de julho de 2010

Curtas da Semana: pouco pão e muito circo

Eleições
Tem tudo para que as eleições desse ano agora tomem o foco do noticiário. A Copa acabou. Os candidatos definidos. Campanha liberada em agosto. Os cenários agora vão se solidicando. O problema é que com uma disputa tão acirrada, qualquer fração na preferência dos eleitores é motivo de uma peleja violenta.
Sem Lula-lá
É a primeira eleição direta para presidente sem Luiz Inácio Lula da Silva candidato. Vai ser interessante observar seu comportamento, bem como o comportamento do eleitorado diante deste fato inédito nos últimos 20 anos – ou nas últimas 4 eleições. Obvio que, pelo que se desenha, a figura de Lula ainda será decisiva para os rumos da democracia nacional. Muito mais que FHC foi há 8 anos. Deve-se observar com atenção redobrada como se desenrolará o conflito entre a personalidade do político carismático e a ação institucional para conter Lula nos limites das instituições de Estado.
Rapidinha sobre futebol
A Copa acaba amanhã. Para os brasileiros acabou sexta-feira 02 de julho. Fica difícil não criticar a associação que parte dos jogadores e comissão técnica fizeram com religião. Cultos na concentração, critérios de seleção de jogadores e assessores baseados em proximidades com evangélicos excessos de zelos e arredios. Ganhando ou perdendo, o Estado é laico e todos merecem espaço. A mídia também deve ter seu espaço reservado e, como diz a máxima já batida: se isolamento ganhasse jogo o time da cadeia seria imbatível. E se Deus gostasse de futebol a seleção do vaticano iria à Copa.
Peladonas e Peladões
Copa marcada e desmarcada por promessas falhas de poucas roupas. Primeiro foi Maradona que prometeu tirar a roupa. Levou muito brasileiro a encontrar um segundo motivo para torcer contra a Argentina. Depois foi a Larissa Riquelme que apareceu do nada e tirou a roupa com e sem promessa. Quem não concorda em torcer contra a Argentina, pelo menos concorda que, antes ela que ele tirar a roupa. Mas, enfim, essa história de ficar pelado pra comemorar vitória ou título de seleção cheira mais a recalque. Desde quando se comemora algum título tirando a roupa?
Movimentos no Blog
No final de semana passado este Blog bateu recorde de visitas. Pelos meus cálculos foram perto de 40 na sexta, mais de 50 no sábado e – se domingo puder ser incluído no fds – cerca de 45 no domingo. Atípico mais de 100 visitas em um final de semana. Não tem uma explicação clara para isso. Ás vezes ocorre picos de acesso, mas isso depende e muito da regularidade com que são postados textos. E esta regularidade, embora desejada, é muito difícil de manter.
Inveja
Enquanto eu publico um especial sobre Areiópolis, El país publica um especial sobre Saramago. Mira la diferencia...
CBS e Bruno
O crime de assissinato de Eliza Samudio é tão zicado que agora sobrou até pra quem não tem absolutamente nada com isso. O pobre do Bruno Souza, jogador da seleção brasileira de handebol, teve sua foto estampada no site da TV estadounidense CBS. Confundiram o jogador de hand com o de futebol. Sem falso trocadinho: "meteram os pés pelas mãos" ao associaram os nomes. Essa foi mais grave que dizer que a capital do Brasil é Buenos Aires.
O homem é o lobo do homem
Por falar em Bruno. As histórias de crime e assassinato que tomam conta do noticiário nacional são tão escandalosas que me lembram uma situação de total falta de civilidade. Tomas Hobbes explica isso no século XVII. Impressionante como no Brasil ainda impera a barbárie nos crimes – que também podem se associar a um machismo latente.
Enquete
A enquete não foi boa. 5 votos para consultar a taróloga e publicar o resultado é pouco significativo. Não estimulou a pouca participação. Minha empreitada na Taróloga Beatriz vai ser decidida futuramente. Vou ter que tomar a decisão solitariamente, como é o caso. Mas, só decidirei em agosto. E aí, com as aulas em curso, preciso ver se minha concentração e sanidade permitirão.
Macbeth
Amanhã assisto Macbeth. Na terça posto um texto sobre o filme “Flor do Deserto”. Quem não assistiu, recomendo fortemente. Fiquei bastante impressionado com a história. Magnífica. Na quinta voltamos com a terceira parte do Especial Areiópolis.

Nenhum comentário: