Hipocrisia é a capacidade que temos para separar nossas posições públicas do nosso comportamento privado. Ou seja, publicamente condenamos ou defendemos atos que privadamente fazemos o contrário. Hipocrisia é publicamente criticar um comportamento e ser praticamente deste comportamento na vida privada.
Quem não conhece a história do senador republicano veementemente contra as políticas homossexuais nos EUA que depois confessou ser ele próprio gay. Roy Ashburn votou contra o casamento gay na Califórnia, depois admitiu que ser gay.
A hipocrisia afasta o comportamento social do comportamento individual. Certamente há um conflito entre os desejos e conflitos na personalidade das pessoas e seu comportamento social. Há também hipócritas por defenderem algum tipo de compromisso por não serem capazes de assumir o desejo por ser diferente. Como é o caso de quem condena moralmente alguém que, por exemplo, fuma e depois tornar-se fumante.
Recentemente o vídeo abaixo virou hit da internet. Uma mulher flagrou a traição da amiga com o marido. As novas tecnologias não só dão mais espaço para vasculharmos a vida privada como também tornam-se veículo de difusão meteórica dos fatos que dizem respeito à esfera privada e que logo invadem a cena pública.
Seria hipocrisia não assumir que nosso comportamento privado difere do nosso comportamento público. É interessante observar que nos sentimos mais pressionados quando todos os nossos movimentos são acompanhados pelas pessoas. Big Brother (não o da rede globo) é uma realidade assustadora na medida em que todos sabem o que fazemos e/ou dizemos em nossos momentos de individualidade.
Queremos mostrar uma imagem à sociedade. Não importa o que somos para nós. O ser e o querer ser tem sempre uma distância. Na medida em que essa distância se torna grande e fazemos com que os outros se sintam mal com o que pregamos ser, mas nem nós mesmo somos, tornamo-nos hipócritas.
Nem tudo são flores nas tecnologias e no desenvolvimento da comunicação, mas pelo menos hoje, aqueles que tentam passar por santos ou bastioes da moral coletiva, têm que ter realemente um comportamento adequado ao que prega, por que se não, cedo ou tarde, o seu mundo pode cair. E como cai, só o medo de que isso possa acontecer hoje, com uma microcâmera instalada já é motivo para que muita gente perca o sono.
Nenhum comentário:
Postar um comentário