domingo, 2 de maio de 2010

Curtas da semana: veja o vídeo da nova tecnologia, Book...

Lula-lá?
Semana passada (quinta) Luiz Inácio Lula da Silva apareceu na lista entre as 25 personalidades políticas mais influentes do mundo. Segundo o barbeiro da esquina, que coincidentemente corta meu cabelo, ele era o primeiro da lista, portanto, o mais influente do mundo, destacou – e Obama estava em 4º. Depois vi notícia na internet que a lista não era em ordem de importância... mas em ordem alfabética também não era. Aí confundi tudo. Por via das dúvidas, entrei na própria TIME, e lá aparece o barbudo em primeiro. Não quer dizer que ele é O MAIS INFLUENTE, só que ele é O PRIMEIRO DA LISTA... teve gente que não gostou. Na verdade, lista é sempre lista: besteira... #tantofaz (como diriam os twitteiros). O que ninguém pode questionar (sem ser ridículo) é que ele se tornou um líder político mundial muito influente (fato); e que tem sorte pra diacho: assim que ele começa a ser questionado internamente pela sua política externa, uma revista importante e respeitada coloca ‘o cara’ lá em cima.
Baltazar Garzon
Na Espanha, três associações que defendem a família, as tradições e a propriedade estão processando o Juiz Baltazar Garzón por abuso de poder ao autorizar algumas representações contra o regime franquista. O problema grave é que a representação contra Garzon foi aceita e vai ser discutida na Corte Superior daquele país. Quando estive lá eu não entendia porque Garzon era tão enfático na busca por responsabilizações de crimes cometidos pelos regimes militares na América Latina mas no seu próprio país ele não desenvolvia uma ação tão enfática. Aparentemente me enganei. Garzon pediu e convenceu a família a exumar o corpo de Frederico Garcia Lorca de uma vala comum para investigar as causas da morte. Lorca entre outros artistas e intelectuais foram vítimas da ditadura franquista.
Minhas aulas: aguardem...
Essa semana surgiu uma polêmica muito interessante na minha aula de Sistemas Políticos. Discutiamos a sobrevalorização do executivo no Brasil e como apareciam as relações de governo entre legislativo e executivo. Falamos de votos, compra de votos e nomeação de ministros. Uma aluna questionou um dado presente no texto. Sobre a nomeação de figuras técnicas ou políticas no ministério. Não costumo comentar minhas aulas por aqui. Mas, este caso é digno de nota e será a postagem de quarta feira no blog.
Ciro Fora!
Na minha enquete o Ciro não teve nenhum voto. O PSB preferiu apoiar o governo a lançá-lo como candidato. Agora não sai para Governador de São Paulo nem para Presidente. Saí de cena apenas. Mas, nós juramos de pés juntos que meu Blog não tem nada com isso. Alias, até admito que o Blog anda ‘meio fora da curva’. Aqui até o Plínio de Arruda Sampaio recebeu mais votos que o Serra. A Dilma venceu, mas teria que disputar segundo turno com Marina Silva. Então vamos ver o que a enquete diz em dois meses. Depois a gente faz até um gráfico profiça.
Tecnologia não necessariamente revolucionária;
iPad, Kindle e outros do gênero prometem revolucionar a forma de leitura. Duais coisas são verdadeiras e importantes nessa história. Primeiro, que você pode levar sua biblioteca toda onde você quiser na sua mochila. Outra questão é que a facilidade para encontrar uma sentença, buscar uma frase, enfim, encontrar uma parte precisa do documento vai ser maior. O resto é conversa. Mesmo porque pesquisas rápidas levam-nos a consultar menos as páginas e perder a noção do todo no livro. Por isso, acadêmicos e aficionados vão continuar a utilizar o livro na sua versão impressa. Assim como jornais e revistas ainda permanecerão impressos, mesmo ampliando suas partes virtuais. VEJA o VIDEO aqui:

Nenhum comentário: