quarta-feira, 4 de agosto de 2010

As Regras do Método Sociológico

Mais uma vez peço licença aos leitores deste blog, mas preciso alugá-lo por uns dias para meus alunos de Sociologia. O fato é que os alunos recém ingressantes ainda não tem representante de turma ou e-mail coletivo, ainda não se organizaram para fazer a informação circular por todos. E, preciso enviá-los o arquivo com o livro com o mesmo título desta postagem. Abaixo vou colocar o endereço eletrônico onde se encontram "As Regras do método sociológico" para que salvem o arquivo e façam a leitura para o dia 11 de fevereiro. Como são muitos alunos, seria inviável enviar um por um o texto ou ficar montando lista...
Os alunos podem encontrar esse livro na biblioteca também. Ou nessas pequenas edições econômicas que vendem em todos os lugares, inclusive bancas de jornais.


O endereço para baixar o livro está no Google Docs é só clicar aqui que vai direto:


AS REGRAS DO MÉTODO SOCIOLÓGICO DE EMILE DURKHEIM


Além deste livro, mais dois livros de Durkheim serão trabalhados na disciplina:
  • A divisão do trabalho social (capítulos à definir)
  • O Suicídio (capítulos à definir)

No caso das regras do método, a leitura integral é obrigatória. Nos outros dois casos, apenas os capítulos selecionados serão cobrados.


Como leitura de apoio para mensurar melhor a importância de Durkheim recomendo que os alunos consultem o texto de Renato Ortiz, publicado na Revista Brasileira de Ciências Sociais (RBCS) numero 11: "Durkheim, arquiteto e herói fundador"
Resumo: Este artigo analisa a emergência da sociologia na França. Através do itinerário de Durkheim, procura mostrar o processo de constituição da sociologia como disciplina autônoma. A análise procura explorar a relação entre a epistemologia cias ciências sociais e o momento histórico pelo qual passa a sociedade francesa. Uma atenção particular é dada à constituição da moderna universidade francesa e aos concorrentes de Durkheim (como Gabriel Tarde) na produção do conhecimento sociológico.

2 comentários:

Anônimo disse...

Eu achei esse link com o artigo da revista:



http://www.anpocs.org.br/portal/publicacoes/rbcs_00_11/rbcs11_01.htm

LuisVita disse...

Coloca aqui então que eu incorporo na postagem. Eu não consegui encontrar.