sábado, 24 de outubro de 2009

Patologias Sociais e Esportes - na RBQV

Publiquei um artigo na REVISTA BRASILEIRA DE QUALIDADE DE VIDA (RBQV), em parceria com meu amigo Marco Antonio Bettine de Almeida, professor de Gestão em Lazer da USP-RP... Este artigo particularmente me é muito bem-vindo porque foi fruto de anos de amizade; que começou ainda na graduação e se manteve passando mestrado e doutorado de ambos, sendo o contato frutífero do ponto de vista inclusive profissional e intelectual.
Abaixo, o resumo do artigo disponível para download no site da RBQV:
Dr. Marco Antonio Bettine de Almeida (prof. USP-RP)
Ddo. Luís Fernando Vitagliano (prof. FMU)
Palavras-Chave: Patologias Sociais, Transtornos Mentais Comuns (TMC), Qualidade de Vida, Sociedade Industrial, Esporte e Desenvolvimento Social.
RESUMO:
Este artigo tem como objetivo estudar alguns elementos das patologias sociais, relacionando-os aos modos de vida na sociedade moderna, principalmente sobre a ótica do trabalho. Discute-se a questão do tempo, da racionalização como mecanismos que tendem a gerar as fadigas dentro do mundo do trabalho e da vida. A força do mundo do trabalho acaba por integrar o modelo de vida em todas as esferas sociais, provocando uma racionalização nos momentos de não trabalho. Estes mecanismos geram mais stress e fortalecem as patologias sociais. Para sair deste processo autofágico propõem-se a utilização do esporte como aliviador dos sintomas relacionados aos Transtornos Mentais Comuns como possibilidade de atuação imediata neste problema social concreto.
O artigo completo pode ser acessado ao clicar no título do artigo.

Um comentário:

Anônimo disse...

bem bacana o artigo