quinta-feira, 1 de abril de 2010

Balanço do ultimo ano de contagem

Faz praticamente um ano que comecei a contar este blog. Desde a hospedagem dos textos no “Portal Terra”, passando pelo “Blogspot”, já são mais de quatro anos. O primeiro texto, ainda no luisvita.blog.terra.com.br datou de 07 de março de 2006. Meu primeiro artigo publicado em jornal foi em 01 de agosto 2001. Era a antiga Folha Popular, que depois foi incorporada pelo O Eco, que na internet fica www.jornaleco.com.br. Passei a escrever para o site da revista Caros Amigos, chegue a publicar artigos em sites dispersos, ensaiei uma curta contribuição no site Além da Serra. Publiquei dois artigos no Jornal da Tarde e um artigo até no Jornal Valor Econômico. Todos esses textos eu chamo de divulgação ou análise da conjuntura cotidiana. Os artigos e teses científicas, do debates específicos das Ciências Sociais, tive alguns publicados outros rejeitados, mas o grosso da minha publicação foi mesmo, por opção, em veículos populares de debate.

Inicialmente o Blog tinha o intuito de manter na internet os textos que eu publicava nos jornais. Era uma forma de ter fácil acesso aos registros das publicações. Depois investi mais tempo nos textos do blog. O diagnóstico que me levou a isso foi principalmente ao avaliar que os jornais e sites preferem os “assuntos do calor do momento”. Assuntos que são colocados em pauta e que ajudam a vender notícias. Às vezes eu gostaria de comentar assuntos que fogem aos interesse cotidiano, chamar a atenção para questões que não circulam, então o blog ganhou espaço em minhas publicações.

Até o momento, o Luis Vita - espaço publico e cotidiano recebeu 74 postagens/artigos – este é o 75. Em um ano de contagem (de 30 de março de 2009 a 29 de março de 2010) foram 6.269 paginas vistas, 4.782 visitas, 2.492 visitantes. O modo mais comum de chegar ao blog foi através da busca pela internet: 38,08% dos acessos vieram de pesquisa. Depois veio o acesso direto, com 32,54%. E, finalmente, o acesso por sites de referências 29,38%. A postagem mais acessada foi “O que é modernidade?”; seguido por: “Neo-estruturalismo: a CEPAL revisita o desenvolvimentismo e encontra a desigualdade”; em terceiro lugar: “Ranking das 500 maiores empresas do mundo: as mudanças e os persistentes desequilíbrios globais”.

Em média, hoje, temos aproximadamente 500 acessos mensais. Crescendo. Agradeço a todos que vez ou outra se aproximam das leituras dos textos. E lembro que este é um Blog amador. A política aqui é manter um espaço de diálogo. Nunca recebi um centavo sequer para postar comentários ou assuntos. Minhas idéias nunca foram influenciadas ou dirigidas por interesses ou preferências financeiras. Sempre que comentei um filme ou uma peça de teatro, paguei. Jamais aceitei colocar aqui propagandas, eu fazer propaganda ou indicar algo porque recebi privilégios. O respeito ao leitor e a idoneidade estiveram presentes nos meus textos desde a primeira linha e manter-se-ão assim. Se um dia este blog que é amador se profissionalizar como site e encontrar parceiros. Todos serão informados das políticas que determinarão o novo espaço. Até lá, o que aqui me guia é o espaço aberto, franco e direto por uma sociedade melhor.

Nenhum comentário: