sábado, 17 de março de 2012

O sapato, a cabeça (ou a falta dela) e a Ciência Política

Uma das virtudes mais admiradas pelo humor da civilização ocidental é o humor sobre si mesmo. Quem não se leva à sério sempre ou em todos os aspectos sempre conta com uma dose de reforço alheio. Pois bem, embora este blog não seja uma ferramenta de memórias individuais, mas de assuntos públicos, às vezes se faz necessário quebrar o protocolo.

O caso é que outro dia eu fui comprar um sapato novo dado o estado lastimável do meu anterior. Na loja procurei, como todo cidadão ciente das suas limitações técnicas e financeiras, o melhor custo/benefício. Pois bem, em um dos sapatos experimentados eu gostei do que o vendedor me apresentou. Coloquei no pé, firmei no chão, levantei dei dois passos. Já na volta, sentando novamente e retirando para experimentar, perguntei o preço. Era um pouco mais caro que a média e eu questionei o “por quê?”.

Háaa, mas este é democrata né, é outro esquema... Democrata? Pensei eu, que porra a democracia tem a ver com isso? Será que ele quis dizer que é mais fino, aristocrata, modelo de aristocracia, ou coisa assim... Bem, enquanto eu franzia a testa, e fazia mil conjecturas sobre democracia, república, aristocracia, regimes de poder e costumes, o vendedor calmamente ressaltava as qualidades do sapato. Olha só, ele é forrado por dentro com couro de carneiro, macio, resistente, com a sola antiderrapante e flexível... bláblábláblá. E eu ouvia tudo aquilo sem a menor atenção. Só processava o raciocínio da relação entre os termos da ciência política e o sapato democrata/aristocrata.

Assim que o vendedor saiu e foi verificar se podia dar um desconto a este pobre que vos escreve, eu dei uma mirada melhor no sapato. Que porra tem você? E não é que estava ali a resposta das minhas dúvidas momentâneas. Democrata era a marca do sapato. Quando é que eu ia imaginar que o vendedor estava se referindo a isso! E isso aqui não é propaganda não, porque se você me perguntar se esse sapato é melhor que outros ou se seu preço é uma boa relação custo/benefício, vou dizer que não faço a menor ideia. Mas, imagine minha cara quando vi que estava escrito democrata na palmilha do sapato...
(dias depois me veio uma dúvida à cabeça: qual será a marca do sapato atirado pelo jornalista iraniano em George W. Bush?)

Nenhum comentário: