domingo, 21 de março de 2010

Mudança na dinâmica deste Blog: Curtas da semana

Novas

Este blog vai mudar. Deixarei de postar textos aos finais de semana e passo a colocar postagens novas às quartas-feiras. Aos finais de semana, além de dicas. Comento rapidamente as notícias que marcaram o ambiente político ou cultural, de preferência ambos. Próxima quarta já tem texto novo, e domingo, "Curtas 2".

Dinâmica

Comentar um assunto mais detalhadamente é função que exige tempo, dedicação e empenho. Às vezes me falta tudo isso. O risco de comentar superficialmente também é fato. Mas, chamar a atenção para fatos e eventos pode render assuntos a este blog.

Política e Cultura

O que mais faz o cotidiano que cultura e política. Ambos são muito dinâmicos e pulsantes hoje. O formato de final de semana no Blog vai empenhar-se a dar ao leitor pequenas doses de consideração sobre fatos e eventos. Sem necessariamente julgar ou prejulgar, mas instrumentalizar.

Coco Chanel VS Diabo veste Prada

Assisti Coco Chanel neste final de semana. Perto de “O diabo veste Prada” o filme é incomparável. Mas, ambos falam de mulheres e moda. No ‘diabo’ há uma forte menção à industria da moda e como ela movimenta dinheiro e mentes. Em “Coco”, o tema sugere que a revolução na moda coincide com uma mudança de visão do mundo feminino. Não dá pra dizer que na França moda implica em comportamento enquanto que nos EUA moda implica em negócio sem ser simplista. Mas, dá pra explorar esta ambigüidade. (Ainda pretendo escreve uma postagem sobre moda neste Blog).

Curtas da Semana

Por falar em Blog, voltemos às suas alterações. “Curtas da Semana” é o título que darei aos comentários postados nos finais de semana. Mas, o leitor não vai encontrar os curtas da semana permanentemente no Blog. A cada duas semanas apago os curtas para que apenas os textos e análises restem na memória do Blog.

Política

José Serra finalmente assume-se como candidato na entrevista a Datena. Pressionado pelas pesquisas? Talvez, mas também deve passar pela cabeça do governador que quanto mais cedo começar a campanha aberta, mais difícil pra ele manter-se como primeiro. Ideal para Serra que a campanha começasse em setembro.

Revista VEJA

Não gosto de falar sobre esta revista. Dá azar. Sua linha editorial é uma história ininterrupta de empioramento jornalístico. Preciso verbalizar o adjetivo pior para poder definir a constante queda de idoneidade daquela revista. Neologismo? Ou neojornalismo o que ali é pregado.

Ultima

A última da empiorada jornalística foi o caso Glauco. Associar o “Santo Daime” à morte do cartunista é, no mínimo, precipitado. Pra não dizer irresponsável ou chegar ao preconceituoso. Quando alguém da “classe média” mata alguém da “classe média” nunca é por simplesmente ser criminoso, aparecem os mais estapafúrdios motivos. Que tal esperarmos um pouco a poeira baixar antes de logo irmos colocando a culpa no chá, na seita, nas manifestações religiosas coletivas ou seja lá o que for.

2 comentários:

Affinitas affinitatem non generat disse...

ÊÊÊ.. que evolução.. acho que o blog vai ficar mais dinâmico! Quanto a veja, concordo em gênero, numero e grau, sem contar que dois quartos dela é propaganda, 1/4 notícia deturpada e o restante notícias de CARAS (gente, bbb e outras bobagens)!
Em relação ao santo Daime.. tenho que provar isso.. rsrsr, aí falo alguma coisa (se eu não te matar por ter me chamado de brega no meu blog é pq os efeitos realmente não são tão nocivos..hehehe. E por fim, vc escrevendo sobre moda, sociologicamente falando, deve ser muito muito muito bom...
Vou ficar esperando esse post!

Luis Vita disse...

É, só se eu falar de moda sociologicamente, porque pra falar de moda eu sou uma negação tão grande que combinar a cor da minha bermuda com a camiseta é um sacrifício.
E o Daime... já pensou!!!! Você, com toda sua capacidade breguistica? Abrindo as portas da percepção??? e com a lingua afiada do jeito que é... duvido que ia conseguir lembrar de mim pra um crime... a humanidade ia ser pouco.

(valeu pelo comentário dra...)