quarta-feira, 1 de abril de 2009

Além da Serra!

Atualmente, pra mim, a internet é um espaço de experimentações e mundanças. Talvez o espaço virtual seja um novo paradigma de comunicação que ninguém ainda sabe muito bem como vai mudar. Mais acessível e mais democrático, inclusive porque é mais barato. Porém, venho comprovando que não é nem tão acessível, nem tão barato e muito menos tão democrático como pensamos. E neste mar de conturbadas marés e diferentes rumos, onde me sinto literalmente à deriva, vou experimentando cada dia novos desafios. Manter este blog é um bom desafio, tenho que aprender a lidar com as informações e processá-las de modo publicável, além de mante certa periodicidade. Agora, uma coisa é escrever "para dentro": digamos que a escrita deste blog é sempre doméstica, para uso pessoal e para ser parte dos meus registros digitais. Outra coisa é escrever "para fora".
Recentemente fui convidado por meu amigo de Lençóis Paulista, o jornalista Cristiano Guirado, a colaborar com o site ALEM DA SERRA. Faz um tempo que já não escrevo mais para a Folha Popular (extinta) ou para o "JORNAL O ECO", ou mesmo para o site da Caros Amigos. Decidi investir neste espaço virtual do Blog. Até tentei publicar uma ou outra matéria na Caros Amigos recentemente, mas não tive retorno.
O quiprocó é o seguinte: os tradicionais veículos de comunicação querem discutir o momento. Se você escreve pra eles e tem intensão de publicar, tem que falar da pauta de momento: da prisão da dona da Daslu, do governo Lula, do Obama, da Igreja Católica - todos os bafões atuais. Se você quer fugir deste redemoinho, então tem que procurar alternativas. Como tenho cada vez mais buscado minha própria pauta de interesses e estou cada vez mais arredio às pautas impostas pelos veículos de informação - não importa se são de esquerda ou direita ambos precisam vender - tenho me restringido ao espaço de divulgação em que me sinto mais à vontade.
No "Espaço público e cotidiano" posso errar à vontade. Porque sei que errando eu posso também aprender. Enquanto os veículos tradicionais de comunicação ficam exigindo uma certa perfeição ou representação de idéias que nem sempre se justifica, aqui são postadas idéias próprias, boas ou ruins, passíveis de discussão ou não. Já tive casos de fazer um texto circular e algumas pessoas apontarem observações interessantes, que eu não tinha pensado e acabei incorporando. Todo esse treino ajuda a desenvolver minha linguagem e minha comunicação escrita, além de estilo próprio. A internet tem se tornado um locus de importante experimentação pra mim, portanto, colocaborar com o ALÉM DA SERRA vai ser uma nova oportunidade de desenvolver essa linguagem de comunicação entre um acadêmico e o público não acadêmico, fato que me deixa cada dia mais estimulado a trabalhar na divulgação da ciência.... pra quem quiser acompanhar: é só clicar no logo do site.


Agradeço à Carol e Cristiano Guirado pelo púlpito!

Um comentário:

Anônimo disse...

todos em crise...