autora: Mariana Savedra Ptifzner (acesse o curriculo clicando no nome)
Editora: Mondana Editorial; Ano: 2008 - Belo Horizonte;
Preço: R$ 25,00 (é possível comprar pelo site: basta clicar na imagem da capa)
Esta primeira resenha, não poderia ser diferente. Foi idéia da própria autora, que gostaria de divulgar o seu livro, que este blog resenhasse sua obra. E, a partir dela, inaugurei a série RESENHAS. Tendo isto em vista, não poderia deixar de fazer a primeira resenha uma referência ao debate que inspirou minha abertura desta sessão. Mariana Savedra poderia pedir apenas que o livro fosse divulgado, mas foi além: estava interessado também em uma avaliação do seu trabalho. Só tenho a agradecer a autora pela idéia e reconhecer a dívida desse blog em relação à sua iniciativa. Divulgar livros é uma idéia tão importante que às vezes, de tão básica, é rapidamente esquecida.
O livro em questão: “Desenvolvimento e Tendências modernizadoras da Educação Profissional no Brasil” pode ser adquirido pelo site da própria editora: http://www.mondana.com.br/catalogo.html; custa R$ 25,00. É adaptado do trabalho de mestrado defendido no Instituto de Pedagogia Empresarial e Profissional da Universidade de Otto-von-Guericke, Alemanha, em 2007.
O tema é um dos muitos que no Brasil tem importância crucial, relevância total e mesmo assim passa por quase absoluto descaso da comunidade acadêmica. Uma curiosidade mórbida a respeito do mundo intelectual/acadêmico do nosso fazer científico.
No centro da polêmica de Mariana Savedra está a pergunta: como podemos modernizar o ensino profissional no Brasil a ponto de que ele seja fator chave para fazer parte de nossa equação de crescimento. Para a pesquisadora, modernizar e desenvolver tem tudo à ver com possibilitar que a educação seja utilizada como parte constituinte do processo produtivo. Neste sentido a estrutura de organização e gestão das instituições é fundamental. E disso ela mostra um entendimento privilegiado.
E, se pensarmos um segundo, a respeito do que acontece no Brasil, as coisas são realmente muito difíceis do ponto de vista da intersecção defendida pela pesquisadora: sistema educacional e sistema produtivo no Brasil tem trajetórias paralelas, houve pouquíssimas intersecções, por projetos isolados em tempos determinados. Nada substancial e quando comparado com a Alemanha ou qualquer outro país da OCDE evidencia patente descompasso.
O mais interessante é que o livro mostra uma triste realidade brasileira, já conhecida pelo leitor deste blog: no Estado brasileiro favorece as classes abastadas e dificulta a vida das classes populares. Mesmo a educação profissional, das escolas públicas profissionalizantes, que seria um objeto de agregar renda e fazer crescer as possibilidades de emprego do trabalhador, é usada como estratégia de formação para alunos que posteriormente pleiteiam vagas em universidades. O ponto mais importante à se atentar aí é o momento em que se questiona a estrutura educacional, o processo de formação e as possibilidades, que passaram e ainda passam por revisões da parte dos governos recentes.
Quem não se lembra da recente polêmica entre sistema “S” e MEC a respeito dos gastos em educação profissional. Um dos pontos altos do livro de Mariana Savedra está nos capítulos III e IV... onde o histórico da educação profissional no Brasil é discutido – com destaque aos papeis de SENAI, SENAC e CEFETs. A análise é recheada pelas tendências da conjuntura econômica, mostrando com em cada período, principalmente recente, a presença de crises tem impacto na educação profissional. O capitulo IV, onde a autora mostra as vantagens envolvendo o Sistema “S”, o Estado e outros parceiros leva em consideração que este é, sem dúvidas, o mais bem sucedido programa de educação profissional no país, mas desconsidera que esse sistema é questionado por ser uma incógnita em termos de transparência nos gastos; e, onde, para muitos recebe duplamente pelos serviços prestados, ao ser sustentado por subsídios estatais e ainda cobrar pela matrícula na grande maioria dos seus cursos.
Polêmicas à parte. Fico feliz em ler sobre um livro que leva à sério a idéia de que a educação pode gerar a esse país desenvolvimento. Ouço recorrentemente esse blá-blá-blá, com a impressão de que muita gente diz isso sem saber o que fala. Mariana Savedra Pfitzner coloca o dedo na ferida. Mostra as grandes polêmicas, as diferentes possibilidades, compara, discute e apresenta interpretações sobre como educação profissional e humanitária podem ser consideradas concomitantemente ou categorias estanques. Evidentemente, não é um livro que esgota o debate, mas é um ótimo pontapé inicial, onde muitos outros podem usar como referência para tratar do tema, que por si, é muito mal explorado pelos pensadores do nosso país.
Nenhum comentário:
Postar um comentário